quinta-feira, 4 de outubro de 2012

AJE SALUNGA

                Aje Saluga - Divindade da Prosperidade e Riqueza
Ajê Salugá é a irmã mais nova de Yemoja. Ambas são as filhas  prediletas de Olokun. Quando a imensidão das águas foi criada, Olokun dividiu os mares com suas filhas e cada uma reinou numa diferente região do oceano. Ajê Salugá ganhou o poder sobre as marés. Eram nove as filhas de Olokun e por isso se diz que são nove as Iyemojas. Dizem que Iyemoja é a mais velha Olokun e que Ajê Salugá é a Olokun caçula,mas de fato ambas são irmãs apenas. Olokun deu às suas filhas os mares e também todo o segredo que há neles. Mas nenhuma delas conhece os segredos todos, que são os segredos de Olokun. Ajê Salugá era, porém,menina muito curiosa e sempre ia bisbilhotar em todos os mares. Quando Olokun saía para o mundo, Ajê Xalugá fazia subir a maré e ia atrás cavalgando sobre as ondas. Ia disfarçada sobre as ondas, na forma de espuma borbulhante. Tão intenso e atrativo era tal brilho que às vezes cegava as pessoas que olhavam. Um dia Olokun disse à sua filha caçula:"O que dás para os outros tu também terás, serás vista pelos outros como te mostrares.Este será o teu segredo, mas sabe que qualquer segredo é sempre perigoso".Na próxima vez que Ajê Salugá saiu nas ondas, acompanhando, disfarçada, as andanças de Olokun,Seu brilho era ainda bem maior, porque maior era seu orgulho, agora detentora do segredo.Muitos homens e mulheres olhavam admirados o brilho intenso das ondas do mar e cada um com o brilho ficou cego.Sim, o seu poder cegava os homens e as mulheres.Mas quando Ajê Salugá também perdeu a visão,ela entendeu o sentido do segredo. Iyemoja está sempre com ela, Quando sai para passear nas ondas.Ela é a irmã mais nova de Iyemoja.
Aje é um Orisa feminino, considerada irmã mais nova de Iyemoja, teve seu culto iniciado quando um dos itans de ifá fora revelado, neste itan conta que Ifá se encontrava em uma situação financeira muito ruim, a fome e a necessidade lhe acompanhava Havia uma menina muito feia que dizia ter saído a pouco das profundezas do mar,ninguém gostava dela, ninguém pretendia aceita la dentro de casa por não aceitar sua feiura, deste modo ela andava vagando pelos caminhos, ruas e estradas à procura de um descanso.      
Um dia Ifá abriu sua porta e se deparou com aquela menina feia e ela pediu estadia, sem pensar duas vezes ifá como sempre muito generoso, a aceitou dentro de casa e deu a ela o pouco que tinha para comer e um lugar para descansar.
Durante a noite Ifá foi surpreendido por aquela menina dizendo que estava querendo vomitar, Ifá preocupado com aquilo providenciou uma tigela e estendeu a frente da menina mas ela se recusou, então ele a apresentou uma cabaça e obteve recusa, da mesma forma aconteceu quando ele o ofereceu um jarro, o maior que ele possui a em sua casa, mesmo assim ela se recusou a vomitar ali e disse à Ifá que em sua casa ela estava acostumada a vomitar em um quarto. Ifá levou-a para o único quarto que aquela casa possuía e chegando lá mais uma vez se surpreendeu quando viu aquela menina vomitando inúmeras pedras preciosas, azuis, amarelas, brancas, e de todos os tipos, incansavelmente.
Pelo caminho, um homem viu o apuro que Ifá estava passando com aquela menina e perguntou se ele podia entrar para prestar ajuda, quando entrou no quarto onde estavam se encantou com tamanha riqueza que aquela menina deixava pelo chão de Ifá e exclamou : "Há! Nós não conhecíamos os poderes desta menina, por isso a repudiávamos, e hoje estão revelados!"Este homem disposto a servi-la , colocou-lhe o nome de Aje Saluga.
Depois disso todos ficaram sabendo dos presentes que Aje havia dado a Ifá e todos queriam recebe-la em suas casas. Aje Saluga é uma divindade muito rara, por ter seu culto quase extinto.
Poucos conhecem seu culto, e os que conhecem, na maioria se recusam a passa-los à frente.Seus assentos devem ficar na casa de Osaala, e nunca devem ser tocados por outra pessoa que não seja seu dono.O assento de Aje deve ser dado ou ganhado, a pessoa não pode simplesmente assenta-la para si. Os materiais utilizados devem ser providenciados por seu novo dono, por serem estes materiais de um custo muito alto, geralmente demora muito para se conseguir tudo.Conchas grandes, caramujos do mar, joias naturais, corais, são os simbolos desta divindade.Não existem cerimônias abertas para ela, nem festas.
Gosta de arroz cru com mel e farinha perfumada, o local onde Aje encontra-se assentada, não pode ser visitado por muitas pessoas, mostra-se muito tímida e cismada. Seus rituais devem acompanhar os de Osaala. Possui muito ligação com Esu, Orunmila, Osaniyn e Orisa Ori.

Orixá da riqueza, não dá transe, portanto não existe Elegun de Ajê Salugã. Existem sim iniciados em ajê, que são os que simplesmente a cultuam e que a assentam.Seu elemento é a riqueza, e por ser filha de Olocum, é representada por toda a riqueza dos mares. É ligada a Oxumaré, por ser tambem um Orixá da riqueza (nas terras). Assim como Oxumaré, alguns acreditam que Ajê seja um deus masculino, outros creêm que Ajê seja meio macho, meio fêmea, mas o que se sabe é que Ajê é um Orixá feminino, de doce temperamento, dona de aspectos indispensáveis para o ser humano como: paixões, riqueza e amor.Outro motivo de questionar a sexualidade de Ajê é porque já que ela é representada por conchas e grandes búzios, estes podem ser masculinos ou femininos,novamente falaremos sobre o carater andrógeno de Ajê.Como masculino, Ajê tem grandes ligações com Xangô, Ossain e Exú.- Ervas de Ajê Serão usadas para lavar as conchas e búzios e deve-se tambem tomar banho delas antes de mexer e evocar Ajê.. Folhas de guiné, peregun, folha de fortuna, maria-sem-vergonha,serralha.Macerá-las rezando a sassanha de sua preferência,é mais aconselhável rezar a sassanha de Oxumaré (1), por ser ligado a riqueza ou sobre (sassanha) de Yemanjá (2)por ter estreitas ligações com Ajê.

Comidas e oferendas para Ajê:Todos os pratos para Ajê não levam tempêros, sómente após a sua confecção serão regados po. arroz, acaçá, ekurú, abará, ebô.- Oferece-se em forma de veneração, uma vez ao mês, para Ajê os ingredientes abaixo:.dentro de um oberó, oferecer obi, orobô, ekurú e efun + Aberê. 
* OBI = afasta o azar (atrai sorte).*Orobô = atrai longevidade.

- Saudação de Ajê Salugã - Ocum Iyá = a mãe (rainha) que está nos mares.  



Itan - O surgimento de Ajè Saluga :
Quando se encontrava no Orun e convivia ao lado de Olodumare, Ajè Saluga o grande caramujo era do sexo feminino e se chamava Aina. Naqueles dias Ifá passava por grandes dificuldades financeiras e por ser muito pobre não era convidada para festa alguma.
Aina recém nascida era por demais feia.
Sua aparência terrível fazia com que todos evitassem sua companhia e ninguém aceitava tê-la muito próxima.
Depois de ser rejeitada em todas portas.
Aina bateu à porta de Ifá.
Que apesar de estar vivendo uma vida miserável acolheu Aina.
Uma bela noite, Aina acordou Ifá anunciando que estava prestes a vomitar.
Ifá apresentou-lhe uma tigela para que vomitasse, mas ela recusou.
Ifá apresentou-lhe uma cabaça,e novamente ela recusou.
Ifá apresentou uma jarra para Aina vomitar.
E novamente ela recusou.
Ifá disse não sei que vasilha lhe traga para vomitar.
O que devo trazer, ou fazer?
No Orun de onde venho costumava vomitar todos os dias em meu quarto.
Ifá conduziu Aina a um quarto
Aina começou a vomitar
Vomitava todo tipo de riquezas
Vomitava pedras preciosas
Vomitava pedras preciosas azuis, brancas, vermelhas , de todas as cores
Neste momento passava pela rua algumas daquelas pessoas que desprezaram Aina no passado
Eles entraram na casa de Ifá e perguntaram : o que está acontecendo ?
Ifá respondeu que tratava-se de Aina que estava no quarto com crise de vômito
Uma das pessoas entrou no quarto pra ver o que acontecia
Ele deparou com Aina vomitando pedras preciosas e clamou:
Ajè O Ajè O, ele disse:
Nós não conhecíamos os poderes de Aina
E ele disse, junto aos outros, estamos dispostos a servir Aina para vida toda.
Ifá entrou no quarto e disse :
Aina a partir desse momento seu nome vai ser Ajè Saluga e serás a guardiã de todas as fortunas e riquezas da terra e do mar e todos que quiserem alcançar riquezas terão que recorrer a ti.
Ajè O Ajè O!..


Outro Itan:

Quando a RIQUEZA veio ao mundo procedente do Céu, se fez tão rica que foi capaz de comprar tudo que estivesse abaixo do sol. Ela se sentiu tão grande e potente que desafiou Reis e Nobres igualmente.

Mas, retornou ao Céu para comprar a morte (IKU) e sua longevidade eterna e completa. Ao encontrar-se com ela no Céu, disse para colocar seu preço para este pedido.
INDISCRIÇÃO (AIGBORON), o filho de IKU, cujo nome completo representa a incapacidade de ouvir conselhos, não recebe positivamente o pedido e diz à RIQUEZA que a visitaria na Terra no período de 7 dias e, avisou que fizesse os devidos preparativos para recebê-la.
Ao regressar à Terra, RIQUEZA enviou convites a todos os seus amigos e parentes que se uniram para recepcionarem INDISCRIÇÃO de forma digna, com muitas comidas e bebidas. Todos chegaram para preparar as comidas e bebidas.
INDISCRIÇÃO, não revelou a hora nem a forma de chegada. Começou sua caminhada e em forma de TORNADO, ao meio dia ,tomou o complexo de RIQUEZA e o envolveu pela turbulência de vento e todos correram desordenadamente.
A tormenta tomou velocidade e sua força colocou fogo na cozinha, no teto da casa, incluindo o palácio da RIQUEZA, que tinha muitos tesouros.
RIQUEZA se queixou que teria que resgatar os seus tesouros, mas foi aconselhada por todos que não devia se atrever a entrar na casa em chamas, mas nada pode detê-la.
Entrou temerariamente na casa e o fogo lhe consumiu e ela morreu.
Por isso, muitas pessoas endinheiradas tendem a morrer prematuramente em busca da riqueza, pois não ouvem os conselhos depois de ficarem ricos.
Os que se comportam prudentemente em circunstâncias críticas, são destinados a desfrutar do ar fresco da longevidade.
Ajè O , Ajè o !!!

 Evocação de Ajê


"Ajê Ogugulusô 
Ajê Salugã 
Ajê onisô bujé 
Ajè oo
"Tradução: "A dona da morada da riqueza do paraíso do homem, quando chega nela, encontra o máximo da riqueza".

Ire oo!


Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

3 comentários:

Deixe seu comentário, opinião e compartilhe seus conhecimentos!

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...